PRINCIPAIS FASES DA CICATRIZAÇÃO

VOCÊ SABE QUAIS AS PRINCIPAIS FASES DA CICATRIZAÇÃO?

A cicatrização é um processo complexo e altamente coordenado que o corpo humano realiza para reparar tecidos danificados. Quando sofremos uma ferida, seja ela uma pequena abrasão ou uma incisão cirúrgica, nosso corpo inicia uma série de eventos bioquímicos e celulares com o objetivo de restaurar a integridade do tecido. Essas fases são essenciais para garantir uma recuperação eficaz e a restauração da funcionalidade.

É dividido em três fases principais:

sem-cicatrizes

Fase Inflamatória: Essa etapa tem o propósito de parar o sangramento, remover células mortas, microrganismos e elementos estranhos da área afetada. Geralmente, dura até 2 semanas.

sem-cicatrizes

Fase Proliferativa: Nessa fase, o foco é criar tecido de granulação, composto por vários elementos como tecido conjuntivo, capilares sanguíneos, leucócitos, colágeno tipo III e proteoglicanos. Começa cerca de 48 horas após a lesão e continua por duas semanas.

sem-cicatrizes

Fase de Maturação ou Remodelação: Aqui, o colágeno é produzido, degradado e suas fibras passam por reorientação e reorganização. É uma fase mais longa, iniciando por volta do 20º dia e podendo se estender por meses a mais de um ano.

As fases da cicatrização são um exemplo notável da capacidade de regeneração do corpo humano. Cada etapa é essencial para o sucesso do processo de cura. Compreender essas fases não apenas ajuda a promover uma recuperação eficaz, mas também destaca a complexidade e a eficiência do corpo humano em lidar com lesões e feridas. Portanto, da próxima vez que você se deparar com uma cicatriz, lembre-se de que ela é o resultado de um incrível processo biológico que permitiu a cura e a restauração do seu corpo.

Wound Care L Curativo de Matriz de Lipocolóide Estéril

Prancheta 1

Wound Care L Curativo de Matriz de Lipocolóide Estéril promove a cicatrização rápida com estímulo da proliferação de fibroblastos

Wound Care L é indicado para:
• Queimaduras;
• Abrasões;
• Feridas traumáticas;
• Feridas pós-operatórias;
• Úlceras de pernas;
• Úlceras de pressão;
• Úlceras de pé diabético;
• Epidermólise bolhosa;