O que são materiais perfurocortantes

Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, seringas, pinças, lâminas, vidros, entre outros.

Utilizados por profissionais da área da saúde diariamente, os materiais perfurocortantes são extremamente necessários. No entanto, é preciso usá-los com atenção. Isso porque se alguém se perfurar ou se cortar com eles pode se contaminar com doenças. Por isso, descartá-los e manipulá-los da forma correta é imprescindível.

Descarte de materiais perfurocortantes:

Os materiais perfurocortantes compõem os resíduos do grupo E, que são considerados de risco. Eles são capazes de penetrar na pele, o que pode infectar alguém com agentes infecciosos, como vírus das hepatites B e C e HIV. Por isso, descartá-los de maneira correta é de extrema importância.

De acordo com a  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os materiais perfurocortantes precisam ser descartados separados do restante do lixo hospitalar.

Para que o descarte seja feito de forma segura, coloque-os no Coletor de Material Perfurocortante Polar Fix, do qual contém identificação do símbolo de risco biológico e com o aviso de que o recipiente contém materiais perfurocortantes.

A Polar Fix, pensando na segurança e no bem-estar dos profissionais de saúde e dos pacientes, criou uma linha de produtos para proteção, com coletores perfurocortantes, papel lençol e lençol descartável.

en-us